14.11.13

Criando um bom layout


Bom-dia, minnas! Para estrear o blog, decidi começar já já com algo que preocupa imensas pessoas e que geralmente distingue se um blog é profissional ou não: o layout. Ainda não tenho grandes tutoriais, mas mais adiante neste post indico o meu mapa de tutos, já verão. Falando em lays, este não estará demasiado cegante? Eu adorei, mas provavelmente nem toda a gente é imune...

Bom, algumas pessoas não dão muito valor ao aspeto do blog - eu fazia isso dantes, mas como qualquer blogueira se que preze, com o tempo reconheci a importância dele. Um layout é a cara do blog e dá logo a primeira impressão, e mesmo que o conteúdo não seja grande coisa, é agradável navegar num bom layout. Quanto a casos contrários, em que o conteúdo é ótimo mas o layout está relativamente fraco... bem, eu sinto muita dificuldade em estar vários minutos em blogs assim, mesmo que me apaixone completamente pelas postagens.



Se você não sabe criar layouts nem tenciona ter trabalho a tentar, ou se anda demasiado ocupada para isso, eu indico layouts free. Em breve postarei aqui vários dos meus, mas há montes de blogs que disponibilizam trabalhos incríveis. Mas se você é principiante, ou não sabe como começar um lay, confira estas dicas:


Fundo:
Você pode mudar as cores em "design". O fundo é muito importante, tanto do blog como dos posts, pois é ele que predomina e são as suas cores que criam um certo ambiente para o blog. As minhas sugestões:
  • No blog, escolha ou uma cor sólida ou uma imagem.
  • Se usar uma imagem, opte por uma que não dê o ar de "interrupção" ao repetir-se, ou seja, um padrão, e não um desenho (de uma cara, ou lugar...)
  • Na área de post e sidebar, o melhor é escolher sempre cores sólidas, e que contrastem bem com o resto do blog

Cores:
Geralmente, os blogs predominam em certos tons, mas há sempre a possibilidade de fazer algo mais colorido. A chave para um bom lay pode residir precisamente aí, na combinação de cores.
  • Sabe o que são paletas de cores? São perfeitas para você usar uma boa combinação, e montes de blogs disponibilizam
  • Escolha-as de forma a não ficarem desagradáveis: uma área de post que se destaque em relação ao resto, letras visíveis e nunca fluorescentes, e tente não fazer misturas em tons lamacentos ou assim.
  • Cuidado para não cegar ninguém! Nada contra azuis e vermelhos num mesmo layout, mas atenção à tonalidade, e nunca sobreponha cores opostas no círculo cromático, como azul e vermelho, ou amarelo e roxo...
  • Se o seu blog tiver um conteúdo específico, opte por tons que combinem com ele: Rock - vermelho, roxo e preto; Moda - rosas e roxos; Natureza - verdes, castanhos e azuis... algo assim

Use e abuse das imagens:
Um layout sem imagens - gif, fotos, desenhos... - perde a vida toda. Eu fico totalmente entediada com chego a um blog com um design razoável mas sem nenhuma ilustração que eu possa admirar ou assim :/
  • Coloque pelo menos uma imagem por post. Há ilustrações de post, imagens que são colocadas antes de começar o texto e podem, ou não, ter a ver com o conteúdo em si. E há imagens explicativas relacionadas com o assunto do post
  • Algumas imagens podem marcar a cara do blog: no cabeçalho, por exemplo. Ou então, quando um lay tem muitas imagens do mesmo assunto, história, famoso ou o que for, as pessoas tendem a tomar isso como tema.
  • Atenção há dimensão! Não é obrigatório, mas dê preferência, no seu post, a imagens com a mesma largura (edite-as, se souber e for necessário). Cuidado também com o alinhamento, que eu indico centrado. Ah, e na sidebar, atenção para as imagens não saírem fora da coluna, isso é muito incomodativo.
  • Prefira coisas com qualidade. O que é melhor, uma fotografia escura, desfocada e com pixels enormes, ou uma sem pontos irritantes, boa saturação e tonalidade, foco agradável e até alguma edição? Obviamente é a segunda. Tanto pode editar as suas imagens como pegá-las da internet.

Cabeçalho e ribbons:
Elementos extremamente importantes, porque são a primeira coisa em que as pessoas se focam. Principalmente o cabeçalho, que é extremamente chamativo.
  • Ensinarei em breve a fazer cabeçalhos, irei disponibilizar alguns e ribbons também. De qualquer modo, há imensas bases na internet.
  • As ribbons são faixinhas nos títulos da sidebar. É só aprender a colocar, não há muito a dizer sobre elas, mas cuidado para não ficarem mal ajustadas...
  • O cabeçalho deve conter: nome do blog, e imagens. Pode escolher apenas uma imagem, ou várias, mas têm de ser png (sem fundo), para assentar no cabeçalho, e o próprio não deve ter fundo nem bordas, para cair bem no blog. Humm, mas não exagere nos brushes (imagens)
  • Atenção na combinação de cores, para não arruinar a harmonia do blog

Postagens organizadas:
É totalmente diferente entrar num blog cujos posts apresentem a mesma mancha gráfica, do que um que não usa nenhum critério para se organizar. Nem vale a pena referir qual dos dois causa melhor impressão...
  • Imagens da mesma largura, e de preferência, sempre uma ilustração no início do post.
  • Para posts com mais de 25 linhas, use Leia mais. Se não, uma pessoa tem uma página muito maior para verificar, e se calhar os assuntos nem lhe interessam. Além de o carregamento da home ser mais lento, e de diminuir as visualizações, porque as pessoas não precisam de clicar no leia mais para ver todo o conteúdo.
  • Decida-se: ou texto sempre justificado, ou centrado. Alinhamento à direita ou à esquerda não fica nada bem, porque de um dos lados, a margem não está definida. 
  • Tal como o alinhamento, na barra do topo que você vê ao escrever um post, pode escolher aplicar negrito, itálico, sublinhado ou tachado nas suas palavras. Ficam muito bonitos, mas usados com moderação.
  • Cuidado com as cores, novamente. Não use escrita arco-íris, cores fluorescentes, que não se vejam bem no fundo da postagem ou casos semelhantes - fundo claro deve ter letra escura, e fundos escuros, letras claras
  • Por amor de deus, não escreva como no orkut nem dê erros ortográficos! Um ou outro é perdoável, mas demasiados erros afastam imensos leitores. Se tiver dúvidas, use o corretor do blog, é uma tecla (a última) que está na tal barrinha e diz "ABC". Esqueça também as abreviaturas...
  • Corte a verificação de comentários. Mesmo. Basta tratar disso nas definições de comentários do blog, e vai ver como toda a gente terá mais paciência para tagarelar.

Decore a sidebar:
A sidebar é a barra lateral onde se dá alguns indicações ou informações sobre o blog. É onde se usam montes de tutoriais e se colocam coisas originais. Interessante? Depende do uso que lhe der...
  • Use uma espécie de esquema, onde alterna entre 2 e 9 gadgets. Pelo menos, coloque boas-vindas e seguidores, mas o que eu indico é: Welcome, Seguidores, Menu, Tags, Afiliados, Autores e Despedida.
  • Use imagens e links. Se souber, aplique efeitos em ambos. Há uma grande variedade - ensinarei alguns em breve - e fazem grande diferença.
  • Decore com algumas coisas fúteis, se quiser. Houve uma época em que estavam na moda gadgets como pianos, relógios, calendários, gifs enormes, o botão irritante e outras miniaplicações. Mas não exagere, para não deixar o carregamento lento. Ah, se colocar música, cuidado para não deixar o play automático, para não assustar ninguém.

That's all. Isso é só o básico, não há nada como tutoriais para personalizar o resto do blog :)

Eu sei que é muito, mas habituem-se, porque eu escrevo imenso nos meus posts. Mas não é por enrolar, tá? Eu realmente tento dizer o máximo possível de conteúdo, e de que serve dar meia dúzia de dicas se a pessoas desconhece e falha noutros aspetos importantes? De qualquer modo, espero que tenham gostado. Ja nee ^^

1 comentário:

  1. Adorei as dicas! Se tiver um tempinho pode passar no meu blog e ver se está tudo ok? Adoraria uma segunda opinião sobre meu layout, mas é raro encontrar alguém com disponibilidade pra isso.

    ResponderEliminar