22.11.13

[sobre a blogosfera - parte 2] Antiga blogosfera


Oyahou, minna-chin :) Hoje sinto-me novamente inspirada para escrever, e creio que seria bom falar de blogs. Ah, vocês sabem, toda a gente elogia muito a antiga blogosfera e tudo o mais, mas ela nem era assim tão perfeita!... Claro, não havia o mesmo tipo de situações de plágio nem nada, nem ninguém se preocupava tanto com layouts, mas tinha muitas coisas que incomodavam. Eu sei, porque cheguei a ver.

Mas para quem estiver interessado, clique em ler mais...



Sabem, eu cheguei a ver um pouquinho da antiga blogosfera, mas só durante os meus 10/11 anos, ou seja em 2009 mais ou menos. O meu blog era pessoal e não tinha compromissos nenhuns com ele, só postava por gostar, e nem sabia o que eram goodies ou html. O layout era bem mais horrível do que o da maior parte dos que haviam na altura - e na altura, os layouts eram normalmente feitos no paint ou com programas rasos - só um pouco modificado dos modelos do blogger, e como eu sou de Portugal e vivia no meu cantinho, não conhecia quase nenhum blog. Acho que era só o "Series of Serendipity" e um outro qualquer, e que mais tarde passaram a servir-me de inspiração. Querem ver exemplos de layouts antigos, de blogs que os faziam melhor que eu?

créditos: Iced Tea

Então, quais eram as principais diferenças entre a blogosfera antiga e a atual?

  • Layout 
Lá está uma coisa que melhorou, a meu ver. Os layouts antigos não eram nada sofisticados, hoje em dia as pessoas têm mais bom gosto e são profissionais no que fazem, e isso torna blogs muito mais agradáveis. Layouts no paint, cegantes, ou os modelos do blogger que eram usados na altura eram realmente toscos e ainda havia quem gostasse, porque só verdadeiros web designers conheciam grandes segredos de HTML.
  • Interesses 
Pois... antigamente, os blogs postavam sobre si mesmos, sobre o que gostavam e dentro do que sabiam, e toda a gente gostava de ir lá ler e ajudar. Hoje em dia há montes de blogs com conteúdo parecido, às vezes até com informação oca, apenas para gerar mais popularidade.
  • Quantidade vs qualidade 
Antigamente, os leitores eram fiéis, pouca gente tinha sequer gadget de seguidores e nem se incomodava com isso, e os comentários eram extensos e queridos. Com significado, sabe? Agora o que importa são os números: muitos seguidores, e muitos comentários. E que importa se os seguidores lêm mesmo o blog, ou se os comentários mal falam do post?
  • Goodies 
Antigamente também haviam, sim, e eram bonitinhos. Os goodies de hoje em dia são muito melhores... Mas sabem uma coisa, eu não sou fã de blogs de goodies como os 80% da blogosfera atual, por mais divos que sejam. Todos os blogs deviam pelo menos dar a sua opinião quanto a algum assunto. Porque é para isso que os blogs servem, para falar do que se conhece.
  • As modas 
Dantes, uma pessoa postava o que bem queria, em layouts que mal sabia fazer. Com opiniões, e tal... pronto, já falei disso. Hoje, se uma pessoa faz isso sem ter amiguinhos para a seguir, já perde mercado, por muito espetacular que o seu blog seja! Mas garanto que não me perderiam a mim ;) O caso é que a moda agora são blogs rosas/roxos, postar sobre famosos/moda/resenhar produtos/goodies/imitações da Capricho/resenhas dos mesmos livros EM QUASE TODO O LADO!... e tem uns poucos blogs apenas otakus que sempre se safam fazendo as coisas à sua maneira.
  • Plágio 
Bem, na altura algumas pessoas nem sabiam o que era plágio e cometiam sem saber, eu por exemplo cheguei a reblogar posts e nem sabia que era preciso dar créditos, julgava que por estar na net eu podia usar. Mas depois aprendi, escolhi aquele blog e criei este, onde já não fiz asneira. Mas agora, o plágio baseia-se quase em inspirações, e imitações, e arranja-se forma de ter sucesso ainda assim. Bem, falo mais do plágio aqui: www


Acho que devíamos encontrar um meio-termo, com coisas profissionais mas originais, com goodies mas também conteúdo variado, sem plágio, e coisas feitas à nossa maneira. Tal como acho que nos devíamos unir e fazer por nos apoiarmos umas às outros - sim, nós blogueiras, porque somos as únicas que nos podemos entender.


Eu acho que consigo. O meu layout (do FS, e deste blog) não é muito comum assim, embora não seja nada de especial, além de que eu posto para mim. Além de ter uma tag pessoal e que mesmo assim tem conteúdo, raramente posto extras (mas não tenho nada contra, obviamente, e por isso criei este blog), e todas as coisas que eu posto são de conteúdos extremamente variados. Na verdade, a minha intenção é fazer do blog um depósito organizado de informação, é por isso que de vez em quando até edito alguns posts mais antigos para o atualizar conforme o que eu aprendi de novo e ficar mais bonitinho. Acho que mal tem um ano - nem sei >.< Mas eu estou a gostar muito dele, e gosto de ver os meus próprios post sob a forma de dicas, refexões, numa mistura de brasileiro com português xD Agora só não gosto é da URL, mas se mudasse depois teria um trabalhão a atualizar os links do mapa do blog -.- Lembrando que estava a falar do FS, e que este blog, o CdH, tem apenas alguns dias e tal...

Ja nee :)

2 comentários:

  1. Eu queria saber como é mais nunca irei saber :/ Pq eu nem criava blogs nesse tempo,bem criei um blog hontem de hontem e eu tava arrumando o template seg? http://toolovepandas.blogspot.com.br/ Agradeço arruma la o aderir a este site não da pra mim te seguir!

    http://toolovepandas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de arrumar, e acho que já sigo o seu ;) De qualquer modo, daqui por uns anos porderá saber como é a antiga blogosfera, ou seja, a atual >.< As coisas são assim, sempre a ficar desatualizadas, e em mudança...

      Eliminar