20.7.14

Plataformas para blog


Tadaima, minna-chan! Eu hoje vim falar de um assunto que interessa a muitas garotas que estão a pensar em ser blogueiras, e precisam de escolher a plataforma a usar. A maior parte das pessoas  escolhe blogger, e eu indico essa, pois cheguei a experimentar várias e só aqui foi amor à primeira vista. Mas vamos conhecer um pouco sobre todas? Como curiosidade, deixei plataformas de outros países também xD

Eu  cheguei a criar blogs de teste no wordpress e sapo. Os  prints do painel e do resultado ficam no ler mais. Mas, embora tenham fiado bonitinho, foi apenas porque editei ligeiramente alguns modelos já dados. Embora os modelos sejam bastante melhores que o blogger, não dão para personalizar. Não há uma caixa de HTML que nos permita criar o nosso mesmo layout, nem nada do género. Gadgets? Mal dão  para editar. Ou seja, eu não sei o que seria de blogueiras sem o  blogger.



Plataformas
  • Blogger
É a mais conhecida devido à facilidade de edição do layout e onde as blogueiras são mais unidas. O próprio nome indica que é indicada para criar blogs. Suporta sidebars longas e organizadas,  e gadgets personalizáveis.
  • Wordpress
A versão gratuíta é bastante limitada e difícil de editar, mas muitas vezes é considerada concorrente do blogger. Mas tem alguns lays bonitinhos...

  • Sapo
É bom, mas vulgar. Apesar de tudo, está sempre a ganhar novos templates, variados e bonitinhos.

  • TypePad
Não é gratuíto, e portanto é pouco conhecido. Mas dá para criar lays tão bons como o blogger. Mas talvez se torne conhecido...
  • Joomla
Versátil e usada em blogs que abusem de informação. Mas eu não sou grande fã dos  templates...
  • Drupal
Conta com lays mais interativos e neutros, só que é voltado para notícias e posts menos pessoais.
  • Live journal
A mim pessoalmente não agradou - há pouca organização - mas se for bem aproveitado, pode crescer muito.
  • Movable type
É razoável, mas tem uns lays parecidinhos e não é muito fácil navegar. Mas melhora se soubermos aproveitar o  potencial.
  • Tumblr
Quase idêntico ao blogger, incluindo nos layouts, mas os posts são baseados em imagens, icons e frases, não em textos. A sidebar também é mais curta.



Pronto, foi só isso. Não é muito interessante, mas eu gostei de falar do assunto. Ah, eu estou a pensar em editar alguns posts antigos - tipo organizar os de curiosidades, para que num post fique só curiosidades sobre animais, noutro apenas sobre sonhos, e por aí... por tema, é mais fácil de procurar. Boa ideia? Seja como for, comentem que plataforma preferem ^^

Sem comentários:

Enviar um comentário