20.7.14

[Sobre a blogosfera - parte 4] » Hiatus + modinhas


Bom dia, pessoal. Hoje trago um post que usei como opinião no blog Adolescente Nerd, e que até agora está a demorar a ser postado, provavelmente porque a dona está ocupada. De qualquer forma, nesse debate em que participei, nós tínhamos de dar a nossa opinião sobre hiatus - sim, essa coisa que anda a atingir os blogs de agora. Quem ainda não viu os seus favoritos ou mesmo outros blogs a fechar, então é porque não visita quase nenhum... 

Mas vamos ver o que eu acho? É muito grande, se querem saber como é que eu sei exatamente o que comentei lá, foi porque eu primeiro escrevi aqui, para não correr o risco de perder tudo. Vá, talvez tenha acrescentado alguma coisinha...


Eu realmente acho o Hiatus uma coisa absurda. Tipo, como uma demostração de covardia: As pessoas criam um blog, esforçam-se (ou não) por alcançar um espaço na blogosfera e conseguem, graças aos goodies, conteúdo e layout do blog, e quando alcançam o que queriam, parece que já não precisam de manter o seu esforço e somem. 

Alguns blogs têm mais seguidores até do que mereciam, tendo em conta que blogs "menores" têm conteúdo igualmente bom, lutam todos os dias, e têm de contentar-se com estatísticas pequenas. E esses blogs menores desistem? Não. Estão ali, apesar da sua vida fora da blogosfera, postando quando podem ou sentem vontade, mas estão. Estão a divertir-se, coisa que muitos blogs já não fazem. Enquanto que esses blogs grandes parecem achar que já não têm nada a perder e podem dar-se ao luxo de umas férias

Eu sei que o Hiatus não atinge só blogs grandes, mas principalmente. E seu que muitas pessoas não têm culpa, afinal toda a gente têm a sua vida e vivê-la só deve fazer bem. Há provas, há relacionamentos, há deveres a cumprir e tudo isso tira tempo. E também há quem diga não ter inspiração, mas eu acho isso mais ridículo (sem ofensa) ainda. Usando uma frase que tenho num dos rascunhos do meu blog: "Como não ter inspiração? Se leu um livro, foi de viagem, experimentou um look diferente, foi ao cinema com os amigos, inventou um tutorial legal, anda a assistir a vários animes ao mesmo tempo, ou até se partiu uma perna e tem de inventar forma de se desenvencilhar sozinha, tudo isso dão excelentes posts, principalmente se a autora for detalhista na medida certa." Eu entendo falta de tempo e até preguiça de postar algumas vezes, mas toda a gente tem coisas de que falar » dou sugestões aqui: www

Dizer que não sabe o que escrever no blog e que quando voltar do hiatus terá muitas mais ideias pode até ser verdade, mas é só uma desculpa para estar de férias. É como dizer "Hoje não vou à escola, vou retirar uma semana para relembrar a matéria e quando voltar já poderei ter um melhor desempenho". Se as blogueiras forem pessoas que cumprem o que dizem, até resultaria, mas continuava a ser uma forma de fugir. 

Ter blogs, é assumir a responsabilidade de postar, responder a comentários, atender pedidos e ter um layout à altura. E quando uma pessoa entra em hiatus, não faz nada disso. Só deixa os comentários e pedidos acumular, prometendo que fará tudo aquilo quando voltar, mas não me parece, porque pelo menos nos casos que entram em hiatus por falta de tempo, se não o tinham na altura, só com os pedidos do momento, quanto mais quando voltarem, em que os pedidos virão aos montes?! 

Outra coisa que odeio, é quando ao entrar em hiatus, a pessoa fecha o blog temporariamente. Odeio, sim, a palavra não é forte demais. Eu adoro ler os post antigos de um blog, vasculho todinhos os que me interessam, mas se fechar o blog, nem tenho como ler as coisas antigas. Assim sempre me dava um motivo para esperar que o blog reiniciasse - se gostasse dos posts, saberia que vale a pena aguardar por mais conteúdo de qualidade - no entanto, com o blog fechado, não tenho como avaliar. A mim perdem-me como seguidora, pelo menos, e provavelmente também como leitora, já que não tive nenhum tipo de primeira impressão, e não creio que volte a encontrar o blog "acidentalmente". E dá-me pena, porque poderia ser um blog espectacular!... 

Acho um desperdício, em suma. E acho que é uma forma de desistir da blogosfera... Fazendo-me entender, aqui está um diálogo direto para todas as blogueiras em hiatus: Você costuma correr? Eu, quando corro, chego a alturas em que julgo que estou no meu limite, que não dou mais. Mas dou sempre. Só tenho de me obrigar a continuar. E mesmo que diga a mim própria que só farei uma pausa rápida, isso não é verdade - se eu parar ou perder velocidade, por pouco tempo que seja, irei sentir-me mais descansada, e irei gostar. Então, mesmo quando retomar a corrida, irei sentir-me tentada a parar mais cedo ou mais tarde. Mais uma vez. E mais outra. Pode parecer "só" mais uma, mas não é. A partir do momento em que você fraqueija, irá começar a sua queda até ao chão. 

Com blogs é a mesma coisa: vai ver que até é fixe relaxar um bocado depois de tanto trabalho com o blog, e pouco depois de retomar, terá a sensação de que não fará mal se tiver de repetir. Até que fecha o blog para tirar umas férias eternas e saiounara posts antigos que eu adoraria ler. Que tal se em vez do hiatus, seja como for, e seja porque motivo, postarem quando podem, quando querem, e quando estão inspiradas, em vez de dizerem que não postarão durante uma infinidade de tempo em que poderiam ter algo para contar? #Só uma sugestão

Espero não ter exagerado, sou incapaz de interromper o meu fluxo de pensamentos xD

Há, e depois há as modinhas! Eu falei um pouco da antiga blogosfera neste post» www As diferenças que eu anotei foram no layout, nos goodies, nos blogs todos iguais (agora), nos interesses, na qualidade vs quantidade, e um pouco no plágio, embora já tenha falado muito mais do plágio aqui» www

Bom, há montes de modinhas atuais ou antigas. O que são? Podem ser qualquer coisa, relativa ao layout ou ao conteúdo. Significa que, quando um blog grande (nem sempre o KW) faz alguma coisa e outras pessoas gostam, elas vão atrás. E de um momento para o outro, bum! infestaram a blogosfera com aquilo. 

Exemplos de modinhas atuais ou antigas (agradeço ao Caramelos encantados por me reavivar a memória):
  • Ilustrações de post largas - atual
  • Ilustrações de post que digam o que a blogueira está a escrever naquele momento - atual
  • Layout simples, sem cabeçalho e de cores claras - atual
  • Duas sidebars - atual
  • Blogs de icons - antiga
  • Fanfics / Web novelas - antiga
  • Blog de ilustrações (lay P-ics) - atual
  • Layout de K-pop - antigo e atual
  • Gifs kawaii - totalmente antigo
  • E o próprio hiatus tem-se tornado uma moda...

Se há alguma coisa de que eu me orgulho é não seguir NENHUMA modinha. Acho que os blogs devem ser originais, e se gostarem muito de alguma coisa, que usem, mas que não se inspirem nas modas todas né? Eu própria às vezes gosto muito de uma moda, por exemplo a das duas sidebars irá dar-me imenso jeito, mas eu estou a guardar para quando deixar de ser moda. Assim, uso o que gosto, e consigo distinguir-me sempre. Use soluções inteligentes! Varie, e planeie as coisas pela própria cabeça. 

Uma coisa que falta muito na blogosfera atual, é a diversão. Pretendo falar melhor disso na parte 5 e final do [sobre a blogosfera], mas dando uma ideia geral, antigamente os blogs postavam algo - às vezes uma completa bakice - porque lhe agradava. Porque a queria partilhar com alguém. As blogueiras eram mais amigas e tudo! (mas disso já falei no post da antiga blogosfera). Agora, as pessoas seguem modas e reblogam - talvez criem alguns - tutoriais. Onde está a simpatia? Os diálogos? Os gifs? As brincadeiras? Bem, eu só encontro isso em blogs otakus. Felizmente, até porque eu sou otaku, e assim entretenho-me a ler mesmo os posts mais sem noção, simplesmente porque me cativam. 

No entanto, muitos blogs otakus ou em que as pessoas só postam por prazer não trabalham o layout nem têm conteúdo. E não é isso que quero. Eu quero um meio-termo, como sempre. Quero que invistam num layout de qualidade, mas que seja original. Quero que postem conteúdo, mas com muitas palavras, sinceridade e bakices. Quero algo entre a cultura da Europa, América e Ásia. E quero que... bom, quero que a blogosfera não se perca.

Ja nee!



Sem comentários:

Enviar um comentário