9.12.15

Geradores e sites úteis para blogueiras


Ora, vamos lá começar: alguém sabe o que são geradores? 

Também conhecidos por generators, são sites que ajudam quem trabalha com html por providenciarem combinações de cores, bordas, margens, e coisas do género. São basicamente uma ferramenta útil para quem não percebe muito de html ainda, ou tem preguiça de estar a pensar, mas não quer depender demasiado dos modelos disponibilizados por outras blogueiras, preferindo criar algo só seu. Pessoalmente, eu dou explicações sobre os "básicos" - porque sim, geradores ajudam a dar conta só disso - no blog, como podem ver pelo {mapa} usando Ctrl + F para procurar pela área "básicos". O que trago é uma lista de geradores ordenados por função que eu mesma testei e que acredito que poderão gostar. Aliás, não só trago geradores como uma lista infinita de sites úteis, fazendo os devidos comentários. E eu aposto que vocês vão adorar esta lista gigante ;)



Desses, o meu favorito é o último, sendo que explica bem a diferença entre os códigos por nome, hexadecimal (ou HTML) e em RGB (ou Java).

A melhor das tabelas é a segunda, por estar bastante completa e com uma organização impecável - aliás, é o mesmo site da minha tabela de cores favorita. O único defeito é os símbolos estarem grandes demais, mas mesmo assim, nada que não possamos modificar.

Padrões, brushes, texturas, icons... Todos esses sites têm uma especificidade. Devo ainda dizer que, embora não tenha colocado o Deviantart nesta lista, ele é uma fonte inesgotável de utilitários. O transparent textures é incrível por disponibilizar montes de texturas das quais podemos mudar a cor. O designOn não se destina tanto a disponibilizar coisas, mas mais a inspirar, o Concentrics permite criar o próprio fundo com circulos concêntricos, e o Repper permite criar padrões com mosaicos a partir de uma imagem. Sem dúvida o meu site favorito é o Creative Bloq - deixei o link para um post em específico, mas naveguem por todo ele: tem indicações e partilha de material, postagens com ideias e novidades sobre o mundo do webdesign...

Sites para criar Infográficos» {Piktochart} {Visually} {FluxVFX} {Visualize} {Infogr.am} {Creatly} {Gimp} {Photoshop (download grátis)}
Eu poderia falar sobre qual é o meu favorito, mas peguei todas as recomendações da lista seguinte, já bem explicada por si só: www. Anyway, eu testei o primeiro e adorei-o, realmente recomendo para quem gosta de deixar a informação com um formato leve, é útil mesmo para trabalhos escolares.

Sites de imagens» {Listas
Uma vez que decidi dividir isso em 3 categorias, criei uma lista paralela num blog que utilizo destinado apenas a organizar coisas. A maioria desses sites tem mesmo muita qualidade, principalmente os das suas primeiras categorias, para não falar da organização fenomenal com todas as imagens bem classificadas. Destaco o primeiro site de fotografias pois, para além de dar fotos todas das mesmas dimensões, dá a palete de cores correspondente. Os sites de animes também são muito bons.

Eu adoro o primeiro, porque permite num único botão modificar toda a palete que já fizemos - por exemplo, tirando igualmente a saturação a todos os elementos escolhidos - e mantendo sempre a maneira como combina. Também dá imediatamente o código html para as cores e é muito simples de usar, além de permitir visualizar layouts modelo nas tonalidades escolhidas. Assim como muitas outras coisas (adicionar cores complementares, fazer conjuntos e subconjuntos entre mais de uma cor...), vão explorando. PORÉM, o segundo será sempre o meu amorzinho por permitir escolher paletes retiradas de imagens, sendo que você pode procurar por cor dominante, por tema da imagem ou outros critérios. O terceiro site também é bem prático. Já os outros dois sites são úteis por estabelecerem paletes a partir de uma imagem. 

O primeiro é assustadoramente grande, assustadoramente completo, e assustadoramente útil para quem não percebe mesmo nada de HTML ou até mesmo para quem percebe. Até bases de layout permite fazer, com "molduras" e tudo! O segundo é só um gerador de bordas que muita gente recomenda.

Eu uso o pixlr para fazer muitos dos meus layouts, em vez do Photoshop, e garanto que funciona. Quanto ao Waifu2x, ele só permite fazer uma coisa: tirar a pixelização feiosa das imagens, e eventualmente ampliá-las - não faz milagres, mas quase, e já me foi assustadoramente útil. Os restantes são mais editores de fotografias free e com efeitos bonitinhos, embora todos eles tenham as suas limitações. E SHOUT OUT PARA O CANVA, porque essa pérola permite editar tudo e mais alguma coisa a partir de modelos previamente já incríveis - sim, dá grande liberdade criativa e podemos hospedar as nossas imagens, mas quão bom é poder aproveitar bases para power points, capas para facebook, currículos ou muitas outras coisas já com as dimensões certas e modelos tão lindos e profissionais que quase dão medo de alterar?

Domínio e hospedagem» {hostgator} {prelude hosting} {brasilserv} {e-consulter} {nuvem} {domainr} {criar shortlink} {mediatemple}
Bem que eu achei o design do primeiro link horroso, mas o site é recomendado. Já o segundo é amável, até porque tem em "Blogs" postagens com recomendações raras e muito boas. E ouvi dizer que o MediaTemple é bastante fiável também. Os dois últimos links são ferramentas úteis para descobrir qual o domínio ideal e como criar shortlinks.

Fontes» {Googlefonts} {Popular fonts} {Adobe wedge} {Dafont} {Free fonts} {Handpicked} {Families} {FontStruct} {UrbanFonts}
O primeiro link não leva diretamente ao google fonts, mas sim ao guia que fiz de como aplicar as fontes diretamente no html. Quanto ao resto, não testei nenhum site, mas que as letras são realmente elaboradas e fofas, lá isso são.

Ferramentas» {recomendações do Sernaiotto - vá à parte das ferramentas, e não só} {este post{Buscar conteúdo duplicado} {Ver links cortados} {Melhores horários por postar} {Verificar PageSpeed} {Verificar PageSpeed 2} {Link Counter por página} {Configurar aparição no google (para wordpress)} {Saber a fonte dos acessos} {Saber o tamanho de letra ideal para o blog} {WeTransfer - transferir ficheiros grandes por link} {Piq - Criar qualquer desenho em pixel art} {Piskel - Criar gifs em pixel art}
Não há nada a dizer, faça bom uso disto pois é bem necessário.


2 comentários: